Riqueza da vida eremítica

Na vida eremitica, uma informação enriquecedora, não sabida por muitos cristãos, pois por muito tempo fora difundido que o eremita é somente áquela pessoa reclusa, que se afastou das pessoas, numa vida enclausurada, contudo essa visão é unilateral, pois a vida desses homens e mulheres foram vividas de diversas formas, nãosob um único aspecto ou padrão, como tradicionalmente conhecemos.

Maria de Campello, eremita ecumênica
Nas biografias de diversos eremitas contatamos que a vida eremitica é muito rica, plural e sempre presente na vida da Igreja, contudo com a exigência da autoridade e uma regra no século XIII, a questão foi uniformizando-se, institucionalizando, empurrando os eremitas as ordem regulares, afetando a vida eremítica plural e viva.

Existiram eremitas de diversas modalidades, como os que viviam nas cidades (urbanos etc), os peregrinos( àqueles que São Bento chama de Girófagos na sua regra criticamente ), os penitentes, os que viviam sustentados pelo povo, outros que trabalhavam, não esquecendo os alinhados as profecias sociais e religiosas, outros agarrados a missão e a contemplação, até aqueles que são casados ( fora do catolicismo ), casos de eremitas que praticavam boas obras, sempre buscando viver uma vida simples contra os ídolos do poder.

Cito como exemplo o Eremita Santo Aldo (VIII) que numa antiga tradição o mostra como carvoeiro nas proximidades de Pavia; Aldo também tinha vida comunitária, pois vivia numa comunidade eremítica, onde cada um tinha que trabalhar para se sustentar, por isso o labor na vida eremitica foi importante e sempre será.

Julien Dupré (French, 1851 - 1910)
Lembro também o Abade São Severino que ao mesmo tempo sentia-se impelido a vida contemplativa eremítica e ao trabalho missionário; era um homem que vivia a pobreza, vestindo-se com a mesma túnica no inverno e verão e praticava a caridade, contra o individualismo egocêntrico.

Vale lembrar o grande Santo Antão do deserto que num período deixou sua reclusão para exortar os cristãos a se manterem fiéis a fé da Igreja diante de inúmeras heresias. e perseguições, mostrando que o serviço ao humano estava em primeiro lugar.

A grande diferença da vida eremítica com a vida religiosa tradicional, apesar da semelhança é a solidão, e como a Comissão de Economia da contemplativa, com sede em Londres, diante de inúmeras perguntas sobre o assunto, respondeu rejeitando "qualquer ideia de institucionalizar ou uniformizar o modo de vida", assim que penso e espero. Eremita Lucas Silva Vieira

Mario Sgarbossa - Luigi Giovannini: "Um Santo para cada dia", Paulus. 1996.

Cinzio Violante: "Eremitismo ocidental nos séculos 11 e 12" p.37-50 em Franciscan Solidã, St. Bonaventure, NY: Franciscan Institute, 1995.

França, Peter, Hermits: The Insights of Solicitude, Chatto E Windus, Londres, 1996.

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